As Etapas da Pesquisa de Moda

Não adianta…ninguém pode ensinar a criar moda, mas pode mostrar o caminho a ser seguido.

Pesquisar moda pode parecer uma tarefa um pouco vaga ou algo muito previsível, afinal, as tendências vêm e vão e tudo parece se repetir. Mas como fazer uma pesquisa consistente que faça a diferença no seu projeto de coleção?

Então vamos ao caminho das pedras…

Conheça o assunto:

É preciso garimpar muito para ter boas idéias. Procure ter conhecimento sobre história, artes e a maior quantidade de assuntos que for possível. Isso pode render muitas visitas a museus, galerias, passeios, horas na internet, mas valerá muito à pena. Também é interessante conhecer o trabalho de outros designers, não para copiar suas idéias, mas para se atualizar sobre o que está sendo feito no mercado.

Encontre um tema

Ter um tema mantêm o designer no foco, deixa o trabalho coeso. O tema pode ser de um assunto literal, até uma idéia abstrata. Procure ver as coleções de outros designers e a maneira como estes trabalharam os seus temas. Para se escoher um tema vale tudo, desde revisitar épocas passadas, explorar a arquitetura, obras artísticas, culturas diversas ou escolher assuntos diversos como elementos da natureza e até temas mais abstratos e subjetivos.

Tema

Forme um conceito

Conceito é o que podemos chamar de “o espírito” da coleção. São os valores que essa coleção traz, que são intrínsecos às criações. Resuma o conceito a algumas palavras-chave.


Busque fontes de pesquisa

O lugar mais fácil para se iniciar uma pesquisa é a internet, onde pode-se fazer um levantamento de imagens, livros e lugares a serem visitados para aprofundar o conhecimento sobre o tema escolhido. Depois é interessante ir a alguns lugares para vivenciar algumas situações para aguçar a criatividade e acumular experiências que depois se converterão em boas idéias. As fontes de pesquisa dependerão do tema e do conceito escolhido.


Faça um book de pesquisa

Alguns designers juntam fotografias, recortes, amostras de materiais e esboços que serão inspirações para as suas criações. Uma boa maneira de organizar esses materias é colecionálos em um book de pesquisa, que possa ser levado a qualquer lugar e onde se possa fazer colagens, anotações e esboços rapidamente. O objetivo não é uma caderno extremamente organizado, as imagens e anotações podem ser colocadas aleatoriamente para que gerem novas idéias e possa ser sempre revisitado.

Exemplo de book de pesquisa

Exemplo de book de pesquisa


Faça um painel de inspiração

O painel de inspiração geralmente é feito de colagens de imagens, podendo conter também amostras de materiais e de cores, bem como esboços e desenhos e até palavras-chave. Um painel pode ser feito manualmente ou no computador e quantas vezes forem necessárias até se chegar à uma idéia que traduza suscintamente o conceito que se pretende passar.

Painéis de inspiração

Painéis de inspiração


Faça muitos esboços

Os surgimento das primeiras idéias pode ser um pouco frustrante, afinal quando não temos intimidade suficiente com o conceito encontramos alguma dificuldade em traduzí-lo para o papel. Por isso é tão importante desenhar muitos esboços, tanto para amadurecer as idéias, como também para explorar o maior número de possibilidades para cada elemento de estilo que se pretende trabalhar em cada família. Os esboços não têm compromisso com perfeição, apenas devem deixar clara a idéia que se quer transmitir para cada peça.

Os esboços não têm compromisso com perfeição

Os esboços não têm compromisso com perfeição


Defina as silhuetas

A definição da silhueta é considerada fundamental na tomada de decisão de que tipos de peças formarão a coleção. É importante refletir que partes do corpo serão realçadas e que tipos de estruturas as roupas terão e porque. Tudo isso deve estar de acordo com o conceito que se pretende passar.

Exemplos de silhuetas

Exemplos de silhuetas


Defina a proporção e as linhas

A proporção da roupa é definida a partir da silhueta. Ao passo que a silhueta é a concepção completa da roupa, ou o todo, a proporção pode ser considerada as partes, ou seja, as linhas, que podem ser horizontais,  verticais, diagonais ou curvas. Além disso deve-se pensar nos blocos de tecidos, ou seja, cada parte que compõe a peça. A linha de uma roupa geralmente está relacionada ao seu corte e à localização de costuras, pences e os recortes.

Cada elemento deve ser explorado para definir os elementos de estilode cada família

Os detalhe devem ser estudados para definir os elementos de estilo de cada família


Defina os detalhes

Os detalhes da roupa podem ser decisivos para atrair os olhares e fazer com que as pessoas tenham interesse em experimentá-la e consequentemente, possuí-la. Deve-se pensar nos detalhes como uma consideração prática de que tipo de fecho, bolso, botão ou qualquer outro elemento escolher para que a roupa assuma uma identidade única e se torne atraente.



Defina os tecidos, as texturas e as cores

É imprescindível ao designer de moda conhecer tipos de tecidos, as diferentes texturas e estar a par das cores da estação. Isso porque é importante pensar na disponibilidade de matéria-prima para a confecção das peças da coleção. Além disso cada um desses itens devem estar em armonia com o todo da coelção, ou seja, o seu conceito.

Tecidos


Com todos esses ingredientes em mãos você já tem o suficiente para dar forma às suas criações.

Referência Bibliográfica: Pesquisa e Design – Simon Seivewright

Imagens do livro: Fashion Illustrator

Você pode opinar ou tirar dúvidas sobre esse assunto deixando o seu comentário no espaço abaixo.

Escrito por

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.
  • michele godinho

    ola , queria dics de como e feiot o trab de pesquisa de moda fora ,, quais as datas e quantas coleçoes podemos antecipar para fazer a coleção no brasil … tipo o inverno deles sera nosso prox inverno …
    enfim a melhor data para ir fazer pesquisa , e os lugares ,,,,e como e montado isso , geralmente em ftos …
    obrigada aguardo

  • Julia

    Olá, gostaria de saber sua resposta para a pergunta acima. Estou pesquisando tendências para estampa e gostaria de saber o que mostrar aos clientes agora – tendências de verão ou inverno?
    Onde pesquiso para o mercado brasileiro? Desfiles nacionais ou internacionais?

    Obrigada
    Adorei seu site
    Júlia

  • Tânia Neiva

    Olá, leia o post “Entenda as Estações” aqui no blog.
    Espero que ajude!

  • Vera Lins

    Curti muito, Taninha!!!!!!!!!! Muito boa e oportuna essa matéria! As Referências s
    ao perfeitas para quem quer se aprofundar mais no assunto!!!!!!!! Valeu!!!!!! Bjão

  • jamilly

    eu adorei eu usei seu desenho roupa para o meu trabalho de artes na escola e com sertesa eu vou ganha 10 da minha professora de artes a ana paula belas roupas