Tipos de Costuras Feitas à Mão

A indústria do vestuário há muito tempo aboliu os acabamentos manuais das roupas. Mas com a nova tendência do slow fashion, os ateliers de costura voltaram a ser procurados por quem quer exclusividade e qualidade das peças. Você que costura em casa também pode ter o privilégio de usar peças com acabamentos amnuais impecáveis, que não perdem em nada para as peças de roupas industrializadas. Pelo contrário, uma roupa feita com todo capricho pode durar muito mais e ter um caimento perfeito. Então, mãos à obra! Vamos aprender alguns desses acabamentos?

Alguns conselhos:

  1. Escolha uma agulha que seja adequada ao tecido. Para fazer os pontos a seguir, prefira agulhas mais finas – curtas para pontos pequenos, e mais longas para alinhavos.
  2. Costure com linha relativamente curta, de 45 a 60 cm para costuras definitivas. Para os alinhavos, pode ser usada uma linha maior. A linha só deverá ser dobrada para pregar botões e colchetes.
  3. Para alinhavar e fazer marcações, utiliza-se linhas de cores claras, que façam um certo contraste no tecido. As linhas muito escuras podem deixar marcas no tecido. A seguir, estão os mais utilizados pontos à mão.

Alinhavos

Alinhavo Corrente

É utilizado para unir provisoriamente duas ou mais camadas de tecido, sendo o mais comum.

138

 

Alinhavo Diagonal

Este tipo segura melhor que o corrente. È utilizado para prender forros, entretelas ou enchimentos.

1382

 

Pontos para construção

Ponto de luva

Ponto pequeno e regular, utilizado para costurar fitas, rendas e outros aviamentos delicados.

PontoLuva

 

Ponto atrás

Tem grande elasticidade, sendo por isso muito resistente. É utilizado para arrematar e reparar costuras à mão, em lugares onde ficaria difícil executar uma costura à máquina.

PontoAtras

 

Pontos de bainha

Para fazer bainhas viradas, dobre na altura desejada, marque e pregue os alfinetes perpendicularmente à dobra, passando um alinhavo, não esquecendo de que a bainha deve ter uma altura uniforme. Passe a bainha a ferro e costure com um dos pontos de bainha.

A seguir, estão os pontos mais utilizados para fazer bainhas à mão. De acordo com o tecido, deve-se escolher o ponto que mais se aplica ao resultado desejado para a peça.

Espinha de peixe

Este ponto semelhante ao zig-zag é indicado para bainhas mais pesadas.

145

 

Invisível

Este ponto é simples e rápido, executado por dentro, indicado para tecidos leves.

146

 

Clássico ou inclinado

É bastante prático, porém menos resistente, indicado para peças delicadas.

Inclinado

 

Imagens:

O GRANDE LIVRO DA COSTURA – Seleções do Reader’s Digest. São Paulo, 1979.     

 

Leia também: Qual a máquina de costura certa para mim?

Conheça também o meu blog It’s a Girl!