Como Preparar o Tecido Para Costura

O conhecimento do tecido é importante quando vamos montar uma peça. Esse conhecimento ajuda a escolher o melhor tecido para nossos trabalhos. Não importa se vamos fazer uma peça para comercializar ou para uso pessoal , é indispensável verificar a composição do tecido no ato da compra. O conhecimento da composição é que vai definir o tipo de lavagem, se a secagem será em secadora ou em varal comum, a temperatura do ferro de passar, etc.

Sentidos do tecido

Urdume

É o fio vertical, paralelo á ourela, possui menos elasticidade. A roupa cortada no sentido do urdume é dita “cortada no fio”. Este sentido dá à roupa um aspecto menos volumoso.

Trama

 É o sentido horizontal, perpendicular à ourela, possui mais elasticidade. Raramente se corta uma roupa na trama, com exceção dos tecidos que possuem barra neste sentido.

Viés

É o sentido diagonal em relação à ourela, possui mais elasticidade que a trama. Uma peça cortada no sentido do viés tem o caimento mais suave.

Ourela

É o arremate nas laterais do tecido, feitos pelo tear, para que não desfie nas bordas.

TECIDO

A compra do tecido

 

Ao comprar um tecido verifique os critérios abaixo:

  • Estrutura: deve ser firme, sem fios soltos ou rompidos, de uma espessura uniforme.
  • Fios: os fios da trama devem ser perpendiculares às ourelas. Caso contrário, o tecido está desalinhado.
  • Cor: deve ser uniforme e firme. No caso de tecido estampado, verifique se há falhas na estampa.
  • Sempre ao comprar um tecido, verifique a sua composição para saber como manuseá-lo durante a confecção da peça e como passar e lavar a peça já pronta. De preferência, anote a composição do mesmo na hora da compra.

Como reconhecer o avesso e o direito do tecido

 

Sempre devemos identificar o direito do tecido antes de cortar uma peça, pois o risco deve ser feito sempre pelo avesso. Nos tecidos que são enrolados em peça ou tubos, o direito está sempre para dentro e você deve observar isso quando estiver comprando. Outras formas de identificação são:

  • Os tecidos macios são mais brilhantes do lado direito;
  • Nos tecidos com textura, esta apresenta mais definição do lado direito e no lado avesso pode-se observar irregularidades como bolinhas ou linhas soltas;
  • Tecidos com textura no estilo brocado são mais macios do lado direito e tem fios levantados do lado avesso;
  • Nos tecidos estampados as cores são mais vivas do lado direito;
  • Geralmente a ourela dos tecidos é mais macia do lado direito;
  • Muitas malhas quando esticadas, enrolam as suas bordas para o lado direito;
  • Existem tecidos que o lado direito e o avesso são muito semelhantes, neste caso, escolha um dos lados para ser o direito e marque o avesso com giz, para não confundir.

Preparação do tecido

 

Quando compramos um tecido geralmente os vendedores rasgam o mesmo puxando por uma das pontas e isso faz com que as beiradas fiquem desiguais, sendo preciso acertá-las.

  1. Corte a ourela com a tesoura;
  1. Puxe um fio do tecido;
  1. Corte cuidadosamente ao longo do fio puxado até atingir a outra ourela.

124

 

O tecido também pode ter sofrido alguma distorção na fábrica, de modo que a trama e o urdume não estejam perfeitamente perpendiculares. Neste caso, é preciso fazer o alinhamento dos fios.

  1. Coloque o tecido sobre uma superfície plana e dobre, juntando as ourelas. Se o tecido ficar enrugado, precisa ser acertado seguindo os passos seguintes.
  1. Puxe o tecido no viés em todo o seu comprimento, até que fique alinhado;
  1. Passe a ferro o tecido antes de cortar.

125

 

É muito importante tomar todos estes cuidados para corrigir as distorções do tecido antes de corta-lo, porém, devemos ter conhecimento de que nem sempre é possível fazer tais correções. Alguns tecidos como os que possuem acabamento à prova d’água, vinco permanente ou forro colado, não permitem que seja feito este realinhamento da trama.

No caso de tecidos que têm a tendência para encolher ou quando se tem a intenção de fazer uma peça com dois ou mais tecidos diferentes, é aconselhável molhar estes tecidos e deixá-los secar à sombra antes de cortar. Quando o tecido estiver muito enrugado é importante passar a ferro, para que não ocorra qualquer alteração do molde.

 

Leia também: Qual a máquina de costura certa para mim?