Vamos falar um pouco de criação e design de moda e compartilhar as angústias e prazeres do processo criativo, que nós estilistas conhecemos tão bem, pois passamos por isso a cada novo projeto.

Muitos estudantes de moda e até profissionais tremem na base só de pensar no desafio que é criar uma coleção de moda. Porém, o processo de criação de cada estilista pode variar muito e não há formulas prontas para isso.
O estilista precisa enxergar além da roupa, pois a combinação novas texturas, estampas, tecidos, temas e materiais é que realmente faz a grande diferença em uma coleção de moda.
Mas de onde chegam tantas idéias?

Existem várias maneiras de desenvolver uma coleção de moda. O primeiro passo é pesquisar temas e tendências e depois colocar todas as idéias no papel. Mas como eu já falei, não há uma formula e nem todos os profissionais percorrem os mesmos caminhos.

Alguns estilistas baseiam suas criações no passado, recorrendo à história do vestuário. Outros, se inspiram em estudos da história da arte antiga para começar seu processo de criação e usam imagens do cenário artístico como inspiração para elaborar o conceito das suas coleções.

Alguns profissionais pesquisam os materiais que vão ser usados na próxima coleção e mantém em seu escritório um quadro visual de fotos e imagens para seguir o caminho do tema da sua coleção.

Ostrower (1987) diz a respeito do processo de criação:
“Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse ‘novo’, de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar.” (OSTROWER, 1987).

A criação tem um papel muito importante em qualquer segmento ligado à moda, pois é importante interpretar as tendências de moda de maneira original e criativa, filtrando as informações impostas pela indústria da moda. A pesquisa deve ser feita em várias fontes, para que se tenha base para criar peças com viabilidade comercial e de acordo com estética atual.

O trabalho de criação consiste em chegar a uma idéia que esteja de acordo com a proposta e o tema escolhido e procurar a melhor forma de exteriorizar esta idéia, levando em conta fatores como o público-alvo, o mercado, os recursos tecnológicos e financeiros. A criação voltada para o mercado de consumo deve apresentar a característica de ser útil para a empresa e benéfica para a sociedade.

O design é uma forma de agregar valor ao produto, sendo refletido no aspecto estético. Porém, o design não se limita apenas ao aspecto estético, mas busca otimizar todo o processo de produção. O designer de moda tem a função de desenvolver um estilo compatível com a marca, definindo estratégias de mercado, de criação e de produção de novas linhas de produtos.

Leia também: Criação de Portfolio

Creative Commons License
O Processo de Criação by Tânia Neiva Dias Silva is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at aartedamoda.blogspot.com.


Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

12 comentários

Elton · 31 de outubro de 2009 às 23:37

Muito legal, esse seu blog. Adorei.
Os artigos são realmente bacanas.
Bjs

    Tânia Neiva · 3 de novembro de 2009 às 11:25

    Obrigada, que bom que todos estão gostando!

    Bjs.

Viviane Mesquita · 2 de novembro de 2009 às 15:21

Teu blog tá ficando muito bonito! Show…

    Tânia Neiva · 3 de novembro de 2009 às 11:23

    Obrigada Vivi!
    Fico feliz por ter gostado.

    Bjs.

Walkiria · 17 de dezembro de 2009 às 14:52

Muito bacana este seu blog, adorei!

    Tânia Neiva · 5 de janeiro de 2010 às 22:12

    Obrigada, Wal. Espero contribuir com boas informações de moda. Isso dá muito trabalho e precisa de muita pesquisa, mas é muito prazeroso! Espero que continue acompanhando.

cristiano bezerra · 12 de maio de 2011 às 16:34

parabéns tania pelo seu otimo trabalho no mundo da moda.gostei muito de trabalhar com você

    Tânia Neiva · 16 de dezembro de 2011 às 09:59

    Olá Cristiano! Obrigada pela visita. Também foi muito bom trabalhar com você!

Ana Heylmann · 16 de setembro de 2011 às 10:05

querida, essas matérias são mágicas!!! Estou começando nesse ramo agora, e lendo essas matérias fiquei mais tranquila para ir em frente… Pois estava com um friozinho na barriga, adoro isso…costurar eu costuro…idéias tenho mtas, mas fico com medo de passar para o papel. Meu curso de desenho e criação começa hj, estou empolgadiiiicima…ameeeei esse blog e vou continuar acompanhando! Bjs e mto sucesso!

    Tânia Neiva · 16 de dezembro de 2011 às 09:44

    Obrigada pelos elogios. Vá em frente ee boa sorte pra você!

Criação de Portfólio | Tânia Neiva · 4 de abril de 2010 às 12:40

[…] Também: O Processo de Criação Tags: Criação de portfolio, Portfolio de moda Share this post! Twitter Digg Facebook […]

Planejando uma Coleção | Tânia Neiva · 4 de abril de 2010 às 12:43

[…] Sou « Opereta Forróbodó O Processo de Criação […]

Os comentários estão fechados.

Conheça a minha loja de Desenhos técnicos vetoriais de moda! Dispensar