Skip to main content

O Processo de Criação

Vamos falar um pouco de criação e design de moda e compartilhar as angústias e prazeres do processo criativo, que nós estilistas conhecemos tão bem, pois passamos por isso a cada novo projeto.

Muitos estudantes de moda e até profissionais tremem na base só de pensar no desafio que é criar uma coleção de moda. Porém, o processo de criação de cada estilista pode variar muito e não há formulas prontas para isso.
O estilista precisa enxergar além da roupa, pois a combinação novas texturas, estampas, tecidos, temas e materiais é que realmente faz a grande diferença em uma coleção de moda.
Mas de onde chegam tantas idéias?

Existem várias maneiras de desenvolver uma coleção de moda. O primeiro passo é pesquisar temas e tendências e depois colocar todas as idéias no papel. Mas como eu já falei, não há uma formula e nem todos os profissionais percorrem os mesmos caminhos.

Alguns estilistas baseiam suas criações no passado, recorrendo à história do vestuário. Outros, se inspiram em estudos da história da arte antiga para começar seu processo de criação e usam imagens do cenário artístico como inspiração para elaborar o conceito das suas coleções.

Alguns profissionais pesquisam os materiais que vão ser usados na próxima coleção e mantém em seu escritório um quadro visual de fotos e imagens para seguir o caminho do tema da sua coleção.

Ostrower (1987) diz a respeito do processo de criação:
“Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse ‘novo’, de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar.” (OSTROWER, 1987).

A criação tem um papel muito importante em qualquer segmento ligado à moda, pois é importante interpretar as tendências de moda de maneira original e criativa, filtrando as informações impostas pela indústria da moda. A pesquisa deve ser feita em várias fontes, para que se tenha base para criar peças com viabilidade comercial e de acordo com estética atual.

O trabalho de criação consiste em chegar a uma idéia que esteja de acordo com a proposta e o tema escolhido e procurar a melhor forma de exteriorizar esta idéia, levando em conta fatores como o público-alvo, o mercado, os recursos tecnológicos e financeiros. A criação voltada para o mercado de consumo deve apresentar a característica de ser útil para a empresa e benéfica para a sociedade.

O design é uma forma de agregar valor ao produto, sendo refletido no aspecto estético. Porém, o design não se limita apenas ao aspecto estético, mas busca otimizar todo o processo de produção. O designer de moda tem a função de desenvolver um estilo compatível com a marca, definindo estratégias de mercado, de criação e de produção de novas linhas de produtos.

Leia também: Criação de Portfolio

Creative Commons License
O Processo de Criação by Tânia Neiva Dias Silva is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at aartedamoda.blogspot.com.

Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

12 thoughts to “O Processo de Criação”

    1. Obrigada, Wal. Espero contribuir com boas informações de moda. Isso dá muito trabalho e precisa de muita pesquisa, mas é muito prazeroso! Espero que continue acompanhando.

  1. querida, essas matérias são mágicas!!! Estou começando nesse ramo agora, e lendo essas matérias fiquei mais tranquila para ir em frente… Pois estava com um friozinho na barriga, adoro isso…costurar eu costuro…idéias tenho mtas, mas fico com medo de passar para o papel. Meu curso de desenho e criação começa hj, estou empolgadiiiicima…ameeeei esse blog e vou continuar acompanhando! Bjs e mto sucesso!

Comentários fechados.