O desenho anatômico é geralmente relacionado às Artes Plásticas, porém, poucos sabem que o Estilista também precisa se aprofundar em suas técnicas, a fim de tornar ainda mais convincentes as suas criações. Ao contrário do desenho de moda, que depois pode ser estilizado, a depender do grau de maturidade técnica do desenhista, o desenho anatômico da figura humana leva em consideração a realidade e baseia-se na observação.

Aprender a técnica do desenho é como aprender uma língua estrangeira, você tem que aprender primeiramente a parte estrutural e só depois passa a aperfeiçoar pronúncia, e vocabulário, por exemplo. Assim como numa língua estrangeira, a pessoa pode estudar técnicas de desenho sozinha, como autodidata.  Nesse caso esta pessoa pode adquirir alguns “vícios de linguagem”.

Por isso é sempre válido procurar aprender algumas técnicas orientadas, praticá-las e compartilhar o seu aprendizado com outras pessoas. É sempre bom lembrar que as técnicas de desenho não são regras rígidas a serem obedecidas cegamente, e sim ferramentas para facilitar o processo de aprendizado.

Antes de fugir às técnicas é preciso dominá-las, para não cair numa arte vazia e sem profundidade.

Para começar

Para ter sucesso, é preciso além de conhecer as técnicas, dedicar tempo à practica do desenho periodicamente. Recomendo que pratique toda semana, para não perder o ritmo.

Escolha uma superfície plana, como uma mesa ou prancheta (mais indicado). Se você pretende também se dedicar à pintura, pode começar a usar um cavalete para se acostumar com a posição vertical.

Bloco de desenho

Todo desenhista deve ter o seu bloco ou caderno de desenho, que pode ser feito com folhas de papel canson ou mesmo de papel comum 60Kg. Leve este bloco sempre com você para aproveitar todas as oportunidades de praticar as técnicas aprendidas. Observe tudo a sua volta, as formas básicas de cada figura, a projeção da luz e da sombra sobre os objectos, as proporções, etc. Você não precisa fazer esboços perfeitos, mesmo porque o nome já diz, um esboço é algo inacabado, um estudo apenas.

Quando for desenhar, faça exercícios de aquecimento com as mãos para relaxar os músculos

Miniaturas

Antes de começar a desenhar, faça rapidamente pequenos esboços. Não se preocupe demais com a precisão. Três a cinco minutos são suficientes para este aquecimento.Você vai perceber que vai dominar com mais segurança os traços.

Obrigada pela sua visita e volte sempre!

Se inscreva no canal do You Tube Design de Moda por Tânia Neiva e ative as notificações para receber novos vídeos. Deixe o seu like e contribua para o crescimento do canal! Deixe um comentário para tirar as suas dúvidas e fazer sugestões de vídeos e posts para o blog!

Categorias: Desenho de moda

Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

3 comentários

Dayane de Alencar · 24 de junho de 2010 às 21:17

Boa dica!
Já comecei os meus desenhos! *—*

jessica · 31 de janeiro de 2011 às 23:48

eu queria ser estilista eu amo desenhar a cada desenho q eu faço parece ser uma nova vida q estou colocndo no papel

    Tânia Neiva · 16 de dezembro de 2011 às 10:05

    Continue a treinarr! Boas sorte.

Os comentários estão fechados.

Conheça a minha loja de Desenhos técnicos vetoriais de moda! Dispensar