A composição do vestuário é a escolha que fazemos de determinadas peças e como estas são combinadas entre si, formando o que chamamos de look.

FUNÇÕES DO VESTUÁRIO

O vestuário pode assumir funções diversas, entre as quais estão:

Função pragmática: diz respeito à proteção do corpo contra quaisquer intempéries climáticas ou agentes externos;

Função estética: a escolha da roupa pode levar em conta a função meramente de enfeite ou estética pura; a psico-estética, que diz respeito ao gosto pessoal de cada indivíduo; e a sócio-estética, que está relacionada ao gosto coletivo, ou seja, os artigos que estão dentro das tendências de moda;

Função representativa: é a representação do indivíduo e sua contestação, onde o vestuário funciona como um distintivo de classe social, profissão, etc.

PRINCIPAIS ASPECTOS DA COMPOSIÇÃO

A moda é naturalmente instável e variável. No entanto, existem alguns critérios permanentes que podem ser muito úteis para compormos o nosso guarda-roupa. Para isso, são necessários conhecimentos básicos sobre estilo, biótipo, ocasiões, etc., para escolher bem as peças de forma equilibrada e econômica. Os principais aspectos da composição dos vestuário são:

Proporção — significa manter as relações coerentes de dimensão das peças que comporão o look.

Harmonia — tornar um look harmônico é fazer com que este tenha um aspecto visual agradável.

Ocasião — na sociedade existem certas regras que têm fortes influências em como as pessoas são recebidas nos grupos onde freqüentam. Você lembra daquele ditado “o mundo trata melhor quem se veste bem”?


OCASIÕES SOCIAIS

Esporte — Os eventos que requerem esse tipo de traje são os mais simples e informais.

Principais ocasiões: batizados, almoços ou exposições (não requer convite escrito).

Trajes para Mulheres: calças leves, camisetas coloridas, vestidos de tecidos leves, bermudas, sandálias, etc.

Trajes para Homens: calças de brim, camisas pólo e de manga curta,jeans, sandálias.

Passeio — Também conhecido como esporte fino ou tenue de ville(roupa para cidade), este tipo de traje requer um pouco de formalidade.

Principais ocasiões: vernissages, almoços, conferências, etc.

Trajes para Mulheres: até as 18:00 hs, tailleur de calça ou saia, túnicas, pantalonas, bolsas pequenas e salto alto. À noite, vestidos de alças, pantalonas de tecidos como seda, microfibra, linho ou algodão.

Trajes para Homens: durante o dia, calças esportivas e ternos com gravata e morcassins.

Passeio completo ou social — é um traje mais formal.

Principais ocasiões: grandes comemorações, jantares ou coquetéis.

Trajes para Mulheres: conjuntos, tailleurs ou vestidos de crepe, seda, tafetá ou musseline. Sandálias ou sapatos de salto alto, meias finas e bolsas pequenas. Homens: terno padrão de cor escura, camisa social, gravata e sapato preto.

Trages para os homens: terno escuro (paletó, colete e calças).

Black-tie — Também conhecido como tênue de soirée, é a ocasião mais formal.

Principais ocasiões: noite de gala, bailes e recepções com glamour e requinte.

Trajes para Mulheres: vestidos longos, sofisticados, e tecidos nobres com bordados. Saltos alto, meias finas, carteiras e bolsas pequenas, e uso de jóias. Maquilagem, cabelos arrumados.

Trajes para Homens: smoking, camisa branca, gravata borboleta e faixa preta na cintura, sapato liso com verniz. Festas ao ar livre: smoking branco.

FAVORECENDO A SILHUETA

TIPOS FÍSICOS

Longilineo: é o tipo manequim, pouco busto, pouco quadril, pernas alongadas e estatura acima de 1,64m, geralmente todas as peças de roupas caem bem.

Mini-longilineo: as mesmas características do longilineo, apenas com estatura inferior, deve tomar o cuidado apenas de não usar comprimentos muito longos para não achatar a silhueta.

Triangular: pouco busto, ombros estreitos, quadris largos, deve usar roupas que proporcione volume ao busto e não usar peças inferiores volumosas.

Triangular invertido: contrario ao triangular, ombros largos, busto volumoso e quadris estreitos, valorizar o busto e procurar usar roupas que dêem mais volume aos quadris.

Quadrado: ombros e quadris da mesma largura, cintura não muito definida, estatura mediana, não deve usar roupas muito justas.

Forte: muito parecida com o quadrado, porém mais alto, idem.

COMO RECONHECER O TIPO DE SILHUETA

A silhueta varia de pessoa para pessoa. A estatura é uma das indicações do tipo de silhueta, juntamente com o comprimento do tronco e a localização da linha do busto, da cintura e do quadril.

COMO ADEQUAR O MODELO DE ROUPA AO TIPO DE SILHUETA

Para favorecer a silhueta, além de escolher o tecido mais adequado, devemos atentar para quatro elementos básicos: a linha, o detalhe, a textura e a cor. Cada um destes tem o poder de criar ilusões, porém, para tirar partido destes efeitos, é necessária uma análise realista do tipo de figura e decidir que características podem ser realçadas ou disfarçadas.

As linhas principais de uma peça de vestuário são aquelas que formam a silhueta ou linha de contorno. Podemos distinguir quatro tipos de formas: justo, semi-justo, ligeiramente solto e solto. Uma peça justa ao corpo realça os contornos, enquanto que quanto mais solta a roupa, mais despercebida ficará a forma do corpo. Na elaboração de modelos sob medida, deve-se procurar o equilíbrio e a harmonia – a relação esteticamente agradável entre todos os elementos.

LINHAS ESTRUTURAIS

As linhas interiores de uma peça podem conferir uma nova dimensão à silhueta. Cada tipo de linha influencia de modo particular uma figura. Os nossos olhos tendem a se mover numa determinada direção – da esquerda para a direita e de cima para baixo. Existem alguns princípios gerais quanto à utilização das linhas:

1. Quanto mais longa, mais larga e mais repetida for a linha, maior será a sua influência;

2. As dobras de tecido(pregas, franzidos, drapejados) criam linhas e aumentam o volume;

3. Quanto mais linhas existirem no padrão do tecido, menos detalhes deverão ter a peça de roupa.

Linhas verticais

Criam uma ilusão de altura e aspecto esguio. Porém, quando repetidas a intervalos regulares, podem dar à figura um aspecto mais largo e mais baixo, pois os olhos são atraídos de um lado para o outro.

Linhas horizontais

Têm a tendência para cortar a altura, especialmente quando dividem a figura ao maio. Mas uma linha horizontal colocada acima ou abaixo da linha média realça a zona menor, parecendo alongar visualmente a maior.

Linhas em diagonal

Podem contribuir para aumentar a altura ou a largura, conforme o seu comprimento e ângulo. Uma diagonal longa cria uma ilusão de maior largura.

Linhas curvas

Criam os mesmos efeitos que as linhas retas de localização semelhante, embora de uma forma mais sutil. O efeito visual é mais suave. Uma linha curva produz sempre um efeito de arredondamento e de maior volume.

DETALHES

Detalhes como mangas, golas, decotes e bolsos podem ter muita importância. A sua correta localização é que fará a harmonia da peça. Podem ter as seguintes finalidades:

1. Acentuar uma silhueta. Por exemplo, mangas sino em um vestido trapézio.

2. Dar realce a uma peça de vestuário simples.

3. Tornar prática uma peça de vestuário formal.

4. Despertar a atenção para uma característica interessante ou desviar a atenção de uma característica menos atraente.


COR E TEXTURA

1. Em geral as cores quentes, intensas e claras “avançam”, fazendo a figura parecer maior e as cores frias, discretas e escuras “recuam” fazendo-a parecer mais esguia.

2. A textura afeta igualmente de forma decisiva as dimensões da figura. As características descritas como textura podem ser o brilho ou a opacidade, o toque áspero ou macio, a rigidez ou maleabilidade, o peso e gramatura que determinam o caimento do tecido.

3. As texturas granulosas e felpudas são mais volumosas e dão um aspecto mais pesado à figura. Um tecido rígido pode fazer a figura parecer maior, por outro lado, um tecido maleável adere mais ao corpo e pode fazer parecer menor.

Referências:

FLÜGEL, J. C. A psicologia das roupas. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1966

O GRANDE LIVRO DA COSTURA – Seleções do Reader’s Digest. Ambar. Portugal, 1990.

Creative Commons License
DICAS DE MODA – Composição do vestuário by Tânia Neiva Dias Silva is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.tanianeiva.com.br.

Categorias: CONSULTORIA DE ESTILO

Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

1 comentário

Favorecendo a Silhueta | Tânia Neiva · 9 de abril de 2010 às 12:56

[…] também: Roupa & Ocasião Share this post! Twitter Digg Facebook Delicious StumbleUpon Google Bookmarks LinkedIn […]

Os comentários estão fechados.

Conheça a minha loja de Desenhos técnicos vetoriais de moda! Dispensar