bolsa

A moda responsável começou a ganhar destaque no início do século 21e apareceu como uma alternativa para aqueles consumidores que queriam optar por uma vida contemporânea mais sadia. Atualmente essa tendência se consolida a cada dia como uma verdadeira revolução no estilo e na consciência dos consumidores de moda.

Muitas iniciativas vêm sendo tomadas por designers como dar preferência a matérias-primas menos agressivas ao meio ambienteTemos como exemplos o algodão orgânico (sem agrotóxicos ou corantes químicos), a fibra de garrafas PET e de cânhamo. Essas ações estimulam as parcerias com cooperativas ou grupos familiares de trabalhadores rurais, agregando ao vestuário o o conceito de sustentabilidade.

Algodão orgânico
É todo aquele obtido em sistemas sustentáveis sem utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana e animal e ao meio ambiente, mantendo e recuperando a fertilidade do solo e a dicersidade de seres vivos.Para ser 100% orgânico, no processo de tingimento devem ser usados pigmentos naturais.

Peça em algodão orgânico

Peça em algodão orgânico

Fibra de bambu
Planta de crescimento rápido, o que significa que é altamente renovável. Se reproduz em abundância sem o uso de pesticidas e fertilizantes. Sua fibra é naturalmente antibactericida, biodegradável e extremamente macia. Tem característica termodinâmica, deixa a peça fresca no verão e mais quente no inverno.

Camiseta em malha de fibra de bambu

Camiseta em malha de fibra de bambu

Garrafas PET
O plástico reciclado é transformado em fibras que produzem um tecido forte, mas macio. Em geral, elas são combinadas com algodão, que dá um toque ainda mais confortável.

20 Horizonte Textil

Juta
Tem aparência semelhante à do linho e é plantada na região amazônica, sem nenhum impacto ambiental. Para o seu cultivo é preciso apenas água e não há necessidade do uso de agrotóxicos. Além disso é biodegradável.

Sacola em juta

Sacola em juta

Mas essa tendência mundial da moda sustentável não seria possível sem o surgimento de um novo perfil de consumidor que está disposto a pagar mais caro por produtos que carreguem valores de responsabilidade sócio-ambientais.

Vale a pena pensar nessa idéia. A natureza agradece.

Leia também: O Novo Consumidor de Moda


Tânia Neiva

Tânia Neiva - Designer de Moda - Ilustradora

1 comentário

richard · 13 de dezembro de 2011 às 15:54

tenho clientes que tem loja , e gostaria de vender sacolas nas lojas , como conseguir bom preço para revenda no modelo
sacola em juta com alça vermelha

Os comentários estão fechados.