Zíper ou fecho-de-ecler é um fecho de correr žcom dentes metálicos, que se encaixam por ação de um cursor ou puxador.

žEm 1892 W. Litcomb Judson da cidade de Chicago nos Estados Unidos, patenteou um sistema de fecho que era feito de ganchos e fendas que se uniam para abrir e fechar. Ainda era um esboço do que o zíper é hoje. A idéia de Judson foi aperfeiçoada no ano de 1913 por Teodoro Parejas, um sueco que trabalhava nos Estados Unidos. Ele produziu um fecho semelhante ao primeiro, mas  utilizou um sistema de“dentes” de metal no lugar dos ganchos. Esse tipo de fecho foi muito utilizado em bolsas pequenas que as mulheres usavam para carregar pequenos objetos.

Em 1917 quando o engenheiro suíço G. Sundback  aperfeiçoou a versão original e vendeu para a B.F. Goodrich, uma empresa americana,  produziu galochas com fechamento de zíper. No mesmo ano a marinha americana começou a fabricar casacos que usavam o zíper na frente. Como muitas tecnologias adotadas para equipamentos usados durante a guerra, assim como o poliéster, o zíper também foi adotado para uso doméstico em grande escala a partir dos anos 20.

A estilista Elsa Schiaparellifoi uma das primeiras estilistas a usar o zíper na moda, no início da década de 30. A partir daí o aviamento tornou-se cada vez mais popular e hoje podemos contar com uma grande variedade de modelos.

Entenda como funciona o zíper aqui: http://casa.hsw.uol.com.br/ziper.htm

Referências:

TREPTOW, Doris. Inventando Moda: Planejamento de coleção. Brusque, 2003.


 

Que tal ver esses itens no Bazar Horizonte?

 

Categorias: Aviamentos

Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

Conheça a minha loja de Desenhos técnicos vetoriais de moda! Dispensar