Vou falar sobre o planejamento de uma coleção de moda, contando o processo da criação de uma coleção para compartilhar  um pouco da minha experiência com os meus leitores. Para aqueles que nunca tiveram a experiência de criar uma coleção, espero contribuir com informações que possam tirar as principais dúvidas dos estreantes na profissão. Para quem já cria suas coleções, espero que as informações possam acrescentar algo novo.

As principais providências a serem tomadas no planejamento de uma coleção estão ligadas às etapas da indústria de moda: Pesquisa de moda; Pesquisa de matéria-prima; Definição do conceito da coleção; Criação da coleção; Modelagem, prototipagem e   produção das peças. É importante que o estilista acompanhe muito de perto cada uma dessas etapas, pois ao longo desse processo acontecem imprevistos que precisam ser controlados. No meio de tudo isso ainda tem a produção de imagens para fazer a publicidade da marca, o que envolve uma produção, sessão de fotos, tratamento de imagens, etc.

Vou falar sobre cada uma dessas etapas a partir da experiência da minha primeira coleção solo. Em todo o processo existe um misto de prazer, ansiedade, angústia e um monte de outros sentimentos. Afinal, dependemos de muitos outros profissionais, além de uma corrida contra o tempo para conseguir cumprir os prazos determinados. O mais importante de tudo é ter um bom planejamento que envolve administrar bem o tempo, uma boa comunicação com todos os outros profissionais envolvidos, sempre mantendo o respeito pelo trabalho dessas pessoas e mantendo a ética.

Antes de qualquer coisa é preciso pesquisar. A pesquisa não pode ser vaga. Se você não tem um repertório de conhecimentos e experiências, fica difícil criar alguma coisa que tenha a sua marca, o seu estilo. Mas como conseguir esse repertório de idéias? Como alimentar a fonte da criatividade?  É preciso saber pesquisar, garimpar, observar, anotar, rabiscar, ler, ver. Em outras palavras, é preciso ter disposição para coletar conhecimento, juntar informações que um dia talvez sejam úteis. Cada um tem o seu próprio jeito de pesquisar. No próximo post vou falar um pouquinho sobre como eu desenvolvi o meu próprio processo de criação. Espero que gostem.


Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

12 comentários

Sabrine · 30 de abril de 2012 às 01:38

Tania!!
Parabens!!! Estou ansiosa sobre como ficará sua coleção.

Bjos

    Tânia Neiva · 30 de abril de 2012 às 09:32

    Olá, Sabrine. Obrigada pelos acessos.
    A primeira coleção é pequena e básica. Tenho certeza que vai agradar. Chamo atenção para o acabamento das peças que será impecável. Qualidade é a minha marca.

    Continue eguardando!

Vânia Beatriz · 30 de abril de 2012 às 09:17

Tânia, que legal sua disposição em ensinar de forma tão didática e atenciosa. Eu fico feliz por obter um pouquinho desse conhecimento, já que em minha cidade não tem escolas especializadas, nem mesmo um curso rápido. :/
Obrigada por compartilhar.

Patrícia Maas · 9 de maio de 2012 às 11:29

Adoro todas as dicas q vc dá…já me ajudou em mta coisa.
E estou ansiosa para ver a sua coleção e conhecer mais do processo.
Se não for pedir demais dá uma olhadinha no meu blog, adoraria saber a sua opinião.
Beijinhos

Ana Paula · 10 de maio de 2012 às 22:55

Amei o blog!!!eu fiz um cursinho de design de moda mas aprendi tudo bem por cima,seu blog me ajudou muito estou loka pra ver sua coleção…
bjs

Dirinha Sousa · 28 de maio de 2012 às 07:48

Tânia, estou super feliz em saber que você está assim tão bem, amei as primeiras fotos da sua coleção, espero ver mais em breve, peço que entre em contato comigo, pois estou com muitas saudades, bjs…

    Tânia Neiva · 28 de maio de 2012 às 09:32

    Olá, Dirinha. Que bom que gostou. Muito trabalho pra chegar até aqui, mas tá valendo a pena. Vamos nos falando na internet por enquanto, mas com certeza devemos marcar pra se ver! Bjs!!!

Dirinha Sousa · 1 de junho de 2012 às 10:11

bom dia Tânia, eu vi o vídeo do ensaio da tua coleção, amei. Parabéns por tudo, todos os modelos estão lindos. bjs..

    Tânia Neiva · 8 de junho de 2012 às 23:35

    Obrigada. Ainda vem muita coisa por aí. Beijos!!!

Gláuria · 12 de junho de 2012 às 18:08

Oi Tânia, estou feliz demais por vc. Sei o quando é dedicada e perfeccionista. Vi o making off ejá amei! Sua loja já deu certo. Bjs amiga e mais sucesso.

    Tânia Neiva · 12 de junho de 2012 às 23:46

    Obrigada Gláuria. Bjs

Mara Soledade · 30 de abril de 2014 às 18:42

Oi Tânia, tudo bem? Pesquisando, achei você, sem querer, querendo!!! Sou aluna do curso técnico do Vestuário no Senai São Paulo, estou no primeiro semestre. Bom, estou fazendo toda uma pesquisa pra conseguir entender todo este negócio de ambiência, release, conceito,criação, …..tô ficando piradinha. Somos um grupo de 5 pessoas mas, tá osso! Eu,já fiz a ambiência, tirei as cores e já procurei no pantone, agora preciso fazer o release e começar a desenhar as peças, acho que esta faltando algo aí, não esta??
Bitocas

Este é o minha ambiência.

Os comentários estão fechados.

Conheça a minha loja de Desenhos técnicos vetoriais de moda! Dispensar