closet-sustentavel

Para entrar no ritmo da moda sustentável, primeiro você precisa dar uma boa organizada no seu guarda-roupa. Para isso você precisa se conhecer melhor, descobrir o seu estilo e o que você realmente precisa ter.

Organizei algumas dicas fundamentais para você conseguir ter o guarda-roupa ideal. Seguindo esses passos você estará praticando atitudes sustentáveis e nunca mais vai ter a sensação de que não tem nada para vestir.

Passo-a-passo para a mudança

  • Descubra do que você gosta: quando se trata de andar na moda, bom gosto e bom senso contam muito. É necessário respeitar o seu próprio estilo e não comprar roupas sem critério, que não combinem com o seu dia-a-dia. Leve também em consideração o seu tipo físico e respeite isso. Sempre haverá modelagens que cairão melhor em você, então invista nelas!

  • Fazer um levantamento geral de vez em quando: você precisa saber o que já tempara saber o que comprar. Tire um tempo livre para ver tudo o que tem e selecione o que não vai mais usar, para doar, levar para um brechó ou até trocar com amigas.

  • Cuide bem das roupas: as suas roupas terão uma vida mais longa e ficarão mais tempo bonitas se você cuida bem delas. Preste atenção na etiqueta de composição, onde estão as instruções de lavagem e conservação siga as orientações.

  • Organize as suas roupas: procure ter o mínimo de organização no seu closet, guardando as roupas de uma maneira que você vê-las. Por exemplo, separe uma parte do armário só para blusas, outra só para vestidos e assim por diante. Assim será mais fácil achar tudo na hora da produção!

  • Evite comprar por impulso: Antes de comprar qualquer coisa, é importante olhar o que falta no seu guarda-roupa. Uma boa dica é começar a atualizar o guarda-roupa investindo em roupas básicas de qualidade, que duram muito e dão cara nova a qualquer produção. Compre peças novas que possam combinar com outras que você já tem.

Proporção de peças para o seu guarda-roupa

Antes de tudo, você precisa saber o que tem no seu armário. A maioria dos consultores de estilo concorda que devemos prestar mais atenção em como anda a proporção de peças de nosso guarda-roupa. Abaixo você pode ver qual é a proporção de peças ideal para um guarda-roupa equilibrado:

30% bottom (peças da parte de baixo), ou seja, com algumas saias, calças, shorts e bermudas você pode formar muitos looks.

70% top (peças da parte de cima), ou seja, com uma boa variedade de blusas, casacos, coletes, blazers, etc, é possível ter um guarda-roupa de infinitas possibilidades.

Entre todas as peças que você tem no seu armário, 60% devem ser básicas. Ou seja, de todas as roupas que você possui, mais da metade deve ser de cores neutras e sem muitos detalhes, que possam ser facilmente combinadas com outras peças, pois assim você nunca terá aquela sensação angustiante de que nada combina!

Ficou surpresa? Então, mãos à obra. Para lhe ajudar na tarefa de fazer um verdadeiro levantamento do seu guarda-roupa, vai a dica de fazer uma tabela muito simples e fácil de usar. Fazer um “balanço” de como você anda se vestido é uma verdadeira experiência de autoconhecimento! Quem sabe não é hora de fazer umas mudanças? Experimente!

Tire um tempinho no final de semana para preencher as tabelas na sua agenda ou em uma folha de papel e coloque na ponta do lápis as peças que você tem e com o que elas combinam. As peças que não combinam com nada, deixe o espaço “combina com” em branco e quando for às compras, já saberá exatamente do que está precisando. Acredite, valerá muito a pena e você não vai se arrepender.

Abaixo há uma sugestão de como organizar o lenatamento das suas roupas. Estão incluídas as peças da parte de cima, que chamamos Top e as peças da parte de baixo, que chamamos de Bottom. Ficaram de fora as peças inteiras como vestidos, túnicas, etc, pois são mais fáceis de usar e você pode ter uma grande variedade dessas peças, lembrando que o ideal é ter mais modelos básicos e descontraídos e alguns para ocasiões mais formais .

Tabela renovando o closet 1

Peças da parte de cima (Tops)

Casacos/

Blazers

Jaquetas/

Coletes

Camisas/

Blusas

Descrição da peça

Combina com:

Descrição da peça

Combina com:

Descrição da peça

Combina com:

Tabela renovando o closet 2

Peças da parte de baixo (Bottons)

Calças

Saias

Bermudas/Shorts

Descrição da peça

Combina com:

Descrição da peça

Combina com:

Descrição da peça

Combina com:

Depois de descobrir o que você tem no seu armário, é hora de descobrir do que você precisa e planejar as compras! Marque aquelas peças que você já tem, mas que nunca consegue combinar com nada. Com certeza você encontrará ótimas opções para usar com essas peças nas suas lojas preferidas. Lembre-se que peças muito ousadas e diferentes combinam sempre com peças mais básicas. Pode ser exatamente isso que esteja faltando para você!

Espero que tenha curtido as dicas. Com certeza você já descobriu que pode ser consciente praticando atitudes sustentáveis e ao mesmo tempo ficar antenada com a moda exibindo sempre looks incríveis!


Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

1 comentário

Papel Semente Papel Semente | Moda Sustentável e um Guarda Roupa ecologicamente correto · 4 de setembro de 2014 às 15:16

[…] Tania Neiva – Guarda Roupas Sustentável  […]

Os comentários estão fechados.

Conheça a minha loja de Desenhos técnicos vetoriais de moda! Dispensar