LevisA marca americana Levi Strauss, fabricante de jeans,  desenvolveu um processo de reciclagem de água para o acabamento dos seus produtos, que já permitiu poupar muitos litros de água. A empresa  pretende extender a tecnologia a outros fornecedores e disponibilizar para outras marcas de denim. A água usada durante o processo de acabamento dos jeans Levi’s, é tratada seguindo as exigências mundiais da empresa em relação a afluentes.

dummy

A tecnologia desenvolvida pela Levi Strauss usa 100% água reciclada no processo de acabamento e já produziu 100 mil  jeans femininos usando este novo sistema. Esse processo de reciclagem de água faz parte dos esforços da empresa sediada em San Francisco para reduzir o seu impacto ambiental, processo esse que também está sendo desenvolvido em uma das suas fornecedoras na China.

A empresa chinesa parceira da Levi Strauss construiu mais um sistema de microfiltração que pode reciclar toda a água usada no processo de acabamento – usando-a várias vezes de forma eficiente para acabar produtos. Assim não é necessário o uso de mais água limpa no restante do processo, pois toda a água é tratada e reutilizada.

Levis_506_label

A empresa  poupou até agora 12 milhões de litros de água ,desde qu implantou os novos padrões para a reciclagem e reutilização da água. Essa quantidade de água, segundo  a empresa, é o suficiente para encher quase cinco piscinas olímpicas. «Acreditamos que esta inovação pode ajudar a mudar a forma como as fábricas que nos fornecem usam a água», afirma a Levi Strauss.

O próximo fornecedor a implementar o processo de reciclagem de água será da Nicarágua ainda este ano. O objetivo é expandir essa prática em todas as coleções da marca. Segundo a Levi Strauss & Co, esse processo pode poupar aos donos das fábricas milhares de dólares em taxas de consultoria, tornando mais acessível para eles instalarem os sistemas de reciclagem necessários. A reciclagem de água também reduz os custos com a água para o produtor, assim como minimiza a utilização de recursos naturais.


Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará.

Conheça a minha loja de Desenhos técnicos vetoriais de moda! Dispensar