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Greenwashing (traduzido como branqueamento ecológico) ou Greenwash (traduzido como lavagem verde), segundo a Wikipédia “é um termo utilizado para designar um procedimento de marketing  utilizado por uma organização (empresa, governo, etc) com o objectivo de dar à opinião pública uma imagem ecologicamente responsável dos seus serviços ou produtos, ou mesmo da própria organização”.

O interessante é que em inglês, o termo greenwash é uma mistura de de dois termos: green e whitewash. Green, como já vimos, significa verde e whitewash é uma espécie de tinta branca barata aplicada na fachada de casas. Por isso essa expressão é usada por ambientalistas para se referir às propagandas corporativas que tentam mascarar um desempenho ambiental fraco por parte da empresa.

Logo do movimento anti-greenwash

Logo do movimento anti-greenwash

Informações enganosas difundidas por algumas empresas e organizaçõespodem confundem consumidores e gerar ceticismo, o que pode significar uma ameaça à conscientização ambiental. Esse processo de desinformação anula os esforçosde varejistas e fabricantes que procuram, conscientemente,  melhorar seu desempenho. É claro que muitas empresas estão verdadeiramente melhorando o seu desempenho ambiental de maneira ética e estão fazendo isso apenas com os melhores motivos. Mas outros  vêm  nessa ferramenta de marketing novas possibilidades de lucros e exageram em seu discurso verde. Vem crescendo o número de denúncias contra empresas que aplicam o golpe de empresa verde. Fazem parte dessa estatística desde micro-empresas até grandes organizações.

Por isso, qualquer profissional das áreas de design, publicidade, marketing e vendas  precisa se assegurar de que seus produtos e  campanhas passem no teste do greenwash, para não cair em discursos vazios.

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Categorias: Moda Sustentável

Tânia Neiva

Tânia Neiva - Designer de Moda - Ilustradora

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