Skip to main content

Qual é a Máquina de Costura Certa para Mim?

Quem vai comprar um máquina de costura, geralmente fica em dúvida sobre qual máquina de costura mais indicada para o seu objetivo. Quando eu dava aula de costura, meus alunos sempre me pediam orientação sobre a compra da máquina de costura.

Este post tem o objetivo de orientar a compra de uma máquina doméstica. Aqui eu faço algumas sugestões de máquinas domésticas disponíveis no mercado indicadas para os mais variados tipos de trabalhos, seja apenas para aprender a costurar ou montar um pequeno atelier em casa.

 A decisão de comprar uma máquina de costura deve ser baseada em muitos fatores, principalmente se você é iniciantes ou profissional. Pra começar, você deve se fazer algumas perguntas, e dependendo das respostas você vai basear a sua decisão.

Espero que essas informações sejam úteis para lhe ajudar na compra da sua máquina de costura. Desejo-lhe boa sorte. Se ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade para fazer um comentário com perguntas, sugestões ou simplesmente para dar uma opinião!

 

Perguntas que você deve se fazer

Quanto você pretende gastar?

Se você está começando a costurar, não há motivo para investir muito em uma máquina cara. O ideal é comprar uma máquina de costura bem básica para começar a aprender. Depois de algum tempo, quando você já tiver segurança e souber que tipo de trabalho quer desenvolver, pode investir em uma máquina mais específica para o seu caso.

Estipule um valor que você possa pagar e faça a compra. Há modelos bons e com preço acessível de marcas confiáveis. Nesse post eu selecionei desde máquinas bem básicas para quem está começando a costurar, até máquinas com mais recursos, para quem já costura há muito tempo e pretende diversificar e melhorar a qualidade do seu trabalho ou mesmo começar a comercializar as sua peças.

 

Qual é a máquina ideal para você?

Considere os tipos de máquinas de costura disponíveis antes de comprar. Verifique o tipo que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Máquina reta

Este tipo é geralmente o mais barato. Esta máquina é usada para unir as partes da peça ou para fazer pequenos trabalhos, como bainhas e outros reparos.

Máquina com zig-zag

Faz costura reta e o ponto zig-zag para acabamento das bordas. Algumas máquinas que oferecem a função zig-zag, também tem outros recursos como função para fazer casas de botões, costurar tecidos elásticos, ponto para bainha invisível, ponto flexível.  Outros modelos podem oferecer ainda algumas opções de pontos decorativos.

Máquina eletrônica ou computadorizada

Este tipo de máquina oferece muitos recursos para melhorar o desempenho e a qualidade da costura. Ela é controlada por chips eletrônicos, como os encontrados em computadores, em vez de peças mecânicas. O sistema eletrônico permite selecionar os pontos pressionando um botão. A largura, comprimento e densidades ideais dos pontos são programados dentro da máquina pelos fabricantes, mas podem ser ajustados pelo usuário.

Máquina overlock

Este tipo de máquina serva para fazer os acabamentos das bordas das costuras. A diferença entre o overloc e o zig-zag é a qualidade do arremate, que é mais seguro e dá um aspecto mais profissional à peça.

Máquina galoneira

Esta máquina tem a função específica de fazer os acabamentos principalmente de bainhas e golas em peças de malha.

 

Onde você vai usar a máquina de costura?

Se você tem um cômodo da casa só para costura, pode pensar em comprar uma máquina com móvel. A vantagem é que sempre que for costurar, já está tudo organizado para iniciar o trabalho. Mas se você tem pouco espaço, provavelmente vai costurar em um ambiente da sua casa como sala ou quarto, por exemplo. Nesse caso, é melhor comprar uma máquina portátil, que possa ser usada na mesa de jantar ou em cima de qualquer outro móvel e depois de terminar as suas costuras, você possa guardá-la num armário.

Lembre-se de que costura necessita de muitos utensílios como tesoura, alfinetes, agulhas, aviamentos, entre outros. Mesmo que você não tenha um local fixo só para costurar, você vai precisar providenciar um lugar para guardar todo o seu material de costura. Para isso você pode usar e abusar de organizadores, gaveteiros e porta trecos.

Se você pretende costurar com frequência, além da máquina de costura, você precisará investir em utensílios de boa qualidade e matéria prima como tecidos e aviamentos, de acordo com cada trabalho. Para isso necessitará de uma organização maior, reservando um espaço só para guardar o seu material de costura. Se você tem um pouco mais de espaço, uma boa opção é investir em um móvel para a máquina. Assim,fica bem mais prático começar um projeto, porque a máquina vai estar sempre prontinha para costurar.

A opção abaixo é uma mesa multiuso em MDF super prática, com várias gavetas, onde você pode organizar todo o seu material de costura em um só lugar.

Mesa-maquina
Mesa Multiuso com 7 Gavetas

Clique AQUI para ver este produto

 

 

Que tipo de costura você vai fazer?

Pense em que tipo de trabalho você pretende se dedicar. Para cada tipo de trabalho, há uma necessidade diferente.

 1 – Apenas consertos e ajustes

Se você pretende fazer apenas pequenos consertos, provavelmente não vai precisar investir muito nem na máquina de costura, nem em utensílios. A frequência de uso da máquina também será menor. Nesse caso, uma máquina portátil vai atender às suas necessidades. Você também não precisará se preocupar muito com o espaço, uma gaveta do armário é o suficiente para guardar o seu material. Abaixo dou uma sugestão de uma máquina simples e funcional para pequenos consertos.
A máquina de costura Bella BL12000 da Elgin é bem básica, indicada para quem faz pequenas costuras em tecidos leves não elásticos. Possui cortador de linha, regulador da tensão do fio, luz indicadora e braço livre. Essa máquina não caseador automático, não prega botões, nem acompanha sapatilhas para operações específicas como pregar zíper. Uma vantagem é que é muito leve e pequena, podendo ser transportada e guardada facilmente em qualquer armário.

 

010833000
Máquina de Costura Elgin – Bella BL12000 Portátil Bivolt

 Clique AQUI para ver este produto

 

 

2 – Roupas para você mesma e para a família

Se você vai costurar peças de roupa completas, você vai precisar de uma máquina de costura com algumas funções a mais, para que consiga dar um melhor acabamento às suas peças.
A máquina de costura Fashion 4205 de mesa da Singer  tem costura reta e ziguezague. Vem com sapatilhas para pregar zíper e fazer caseado. Possui com funções como passagem de linha à prova de erros, caseador de quatro passos, ponto invisível e costura elástica para malha. É uma máquina básica que oferece as principais funções para fazer vários tipos de costuras com qualidade.

 

Máquina de Costura Singer Fashion 4205 - com Luz de LED e 5 Pontos 220 Volts
Máquina de Costura Singer Fashion 4205 – com Luz de LED e 5 Pontos 220 Volts

Clique AQUI para ver este produto

 

 

3 – Costura artesanal/decorativa

Se você vai se dedicar a fazer peças de decoração ou patchwork, por exemplo, precisará de uma máquina mais específica. Além disso, esse tipo de trabalho necessita de uma máquina com uma variedade maior de  pontos e funções.
A máquina de costura  Máquina de Costura Singer Confidence Quilter da Singer tem 90 pontos utilitários, decorativos e flexíveis, com tem velocidade de até 750 pontos por minuto de costura. Ela conta com 7 tipos de casa de botão, ponto reto com arremate, mesa extensora para ampliar a área de trabalho e braço livre que facilita a costura em áreas de difícil acesso ou fazer costuras tubulares, tais como mangas de camisa e pernas de calças. Essa máquina é ideal para quem faz trabalhos artesanais que necessitam de um diferencial.
Máquina de Costura Singer Confidence Quilter 7469Q
Máquina de Costura Singer Confidence Quilter 7469Q

Clique AQUI para ver este produto

 

 

Bordado

Máquina de bordar elétrica  MC230E da Janome  de uso doméstico tem bastante recursos para quem deseja diferenciar trabalhos de artesanato e decoração. Tem 73 bordados sendo 55 bordados e 18 desenhos para borda. Tem 3 fontes de monograma em 3 tamanhos diferentes com letras maiúsculas, minúsculas, acentuadas e caracteres especiais. Permite ampliação do bordado em 20% e redução de até 10%. Você pode importar e salvar novos desenhos pois ela tem entrada USB e memória interna.

213464000
Máquina de Bordar Janome – MC230E

Clique AQUI para ver este produto

 

 

A máquina de Bordado Janome MC350E USB borda todos os tipos de tecido, da seda ao couro e qualquer tipo de bordado. Prática e fácil de utilizar, ela é ideal para você usar a sua criatividade e personalizar e dar exclusividade  seus trabalhos. Possui velocidade de 650 pontos por minuto, 100 bordados na memória interna e enchedor de bobina automático.  Área de bordado é de 200 x 140m. Tem enfiador de linha na agulha, corte de linha automático, 3 modelos de monogramas em 3 tamanhos, sensor de quebra da linha de bordado, sensor que mostra que a linha da bobina está acabando. Permite ampliação de até 20% ou redução de até 10% do tamanho. Além disso, tem controle de edição de bordados, mover desenhos usando controles da tela, rotação de desenhos de grau em grau. Conta com Microprocessador mais veloz, entrada para importar desenhos via USB para uso de Pendrive e PC Card.

 

200126400

Clique AQUI para ver este produto

 

 

4 – Costura comercial

Se você pretende montar um pequeno atelier e fazer costuras em maior quantidade, a máquina deve ser mais resistente e própria para uso mais frequente. Além disso, que pretende fazer uma produção de peças para comercializar deve pensar em reservar um local para organizar o atelier de costura. Uma máquina de costura básica não é o suficiente. Você vai precisar ter pelo menos duas máquinas, uma para a montagem das peças e outra para fazer os acabamentos. Você precisará pesquisar com mais cuidado para acertar na escolha. Nesse caso, outros itens também podem ser necessários, como armário tipo colmeia, gaveteiros, mesa para corte, entre outros. Abaixo, algumas opões de máquinas para quem quer fazer uma pequena produção de peças em casa.
Máquina de Costura Singer Stylist 7258T da Singer possui 91 pontos (incluindo pontos flexíveis) e 6 tipos de casas de botão e tem velocidade de até 750 pontos por minuto de costura.  Ainda conta com botão “Start/Stop” que aciona a máquina sem utilizar o pedal e uma mesa extensora que amplia a área de trabalho, além de controle manual de velocidade. Vem ainda com passador de linha, ajuste da largura e comprimento dos pontos. Também tem o botão da posição de parada da agulha no tecido, que permite girar o mesmo sem perder o último ponto. Essa é uma máquina doméstica completa, que atende à necessidade de uma produção pequena, oferecendo muita qualidade
Máquina de Costura Singer Stylist 7258T
Máquina de Costura Singer Stylist 7258T

Clique AQUI para ver este produto

 

 

 

A máquina de Costura Singer elétrica PFAFF Ambition 1.0  também é de uso doméstico, mas é mais rápida, com velocidade de 800 pontos por minuto e dispõe de vários recursos. O sistema original IDT™ proporciona uma costura perfeita em cima e em baixo do tecido. Com 136 pontos 7 casas de botão e 2 tipos de fontes costuradas. Ampla tela de alta resolução, os pontos aparecem em tamanho real, 13 opções de idiomas nas configurações. Controle de velocidade manual e com o botão Star/Stop você costura sem o pedal. Vem com sapatilhas para pontos decorativos, para bainha Invisível, para e para fazer casas de botão.

Outros recursos dessa máquina é que ela tem 29 posições de agulha;Levantador da sapatilha extra-alto; Segurança para largura do ponto, para evitar que a agulha se quebre;
Os acessórios são originais PFAFF.

213462700
Máquina Singer PFAFF Ambition 1.0

Veja este produto clicando AQUI

 

 

Acabamentos

A máquina de Costura Singer  Ultralock 14SH754 é ideal para fazer  acabamento dos mais variados projetos de costura. A Ultralock faz também os pontos fecho-plano, ponto overloque estreito de 3 linhas e o ponto overloque de 4 linhas, conhecido como ponto cadeia. Esse modelo oferece também mais 2 pontos: costura overloque de 2 fios e bainha enrolada de 2 fios. Ambos devem ser feitos utilizando o expansor. É uma máquina muito rápida, faz até 1300 pontos por minuto e tem um transporte diferencial do tecido, é útil para franzidos e costuras em malhas. Conta com regulagem de comprimento do ponto em até 4 mm e levantamento do pé calçador em até 4,5 mm que permite costurar várias camadas de tecidos.

 

088819200
Máquina de Costura Singer – Ultralock 14SH754

Veja este produto clicando AQUI

 

 

Para quem vai costurar roupas de malha é indispensável ter uma máquina do tipo galoneira, para fazer as bainhas. A máquina de costura  Galoneira 1000CPX da Janome é ideal para finalização de peças de malha. Perfeita para confeccionar artigos de decoração e vestuário. Possui pontos para bainha tripla e seu design inovador une a praticidade doméstica e a qualidade do ponto industrial. Conta com pontos para barras, ponto cadeia e ponto para bainhas com 2 ou 3 agulhas, Regulagem de tensão do ponto, Regulagem da pressão do calcador, Ajuste do tamanho e do tipo do ponto, Fácil passagem de linha, Espaço de braço de 143mm x 100mm, Liberação de tensão da linha, Largura da costura com 2 ou 3 agulhas, de 3 ou 6mm, Comprimento do ponto de 1 a 4mm, Suporte para 4 cones de linha, Corte de linha integrado e Estrutura interna de antimônio. Permite rebater elástico, fixar cordão, costura decorativa e acabamentos. possui pontos para bainha tripla, seu design inovador une a praticidade doméstica e a qualidade do ponto industrial.

Máquina de Costura Janome - Galoneira 1000CPX
Máquina de Costura Janome – Galoneira 1000CPX

Veja este produto clicando AQUI

 

Faça uma pesquisa

Quando for comprar sua máquina de costura, faça uma boa pesquisa, comparando os recursos que cada máquina oferece e se o seu valor está dentro do seu orçamento. Lembre-se de considerar o tipo de trabalho que você vai desenvolver. Não adianta comprar uma máquina cheia de recursos, se você não vai usar.
  • Confira as máquinas de costura disponíveis e faça comparações de tipos e marcas;
  • Não tenha medo de fazer perguntas. Confira várias marcas e modelos antes de tomar a decisão final;
  • Converse com pessoas que costuram há muito tempo, para saber a sua opinião;
  • Quando for comprar, se possível, peça para experimentar a máquina e leve com você um pedaço de tecido que você pretende trabalhar. Teste as configurações de pontos decorativos, o regulador de comprimento dos pontos.
  • Confira quais itens estão inclusos na sua compra, como acessórios, manual de instruções, tempo de garantia do fabricante, etc.

 Outros itens a considerar

  • A máquina vem com manual de intruções?
  • Se certifique se os acessórios (agulhas, sapatilhas, pé calçador) que você pretende usar estão inclusos ou podem ser comprados com facilidade;
  • Não importa se você vai comprar em loja física ou virtual, sempre verifique a reputação do vendedor;
  • Se informe que é reponsável pela garantia, o vendedor ou o fabricante. Calcule se vale a pena incluir uma garantia estendida;
  • Verifique se há assistência técnica perto de onde você mora.

Conheça também o meu blog It’s a Girl!

 

 

 

 

Ganhe R$ 20 de desconto em eletrodomésticos – exceto refrigeradores e lavadoras – CUPOM = 20-DESC-WAL

Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.