Skip to main content

Para onde vão as roupas descartadas?

Nossas práticas de descarte de roupas pouco usadas é algo no mínimo incompreensível. Esse problema seria menor se as roupas tivessem mais qualidade e os consumidores tivessem a consciência de usá-las por mais tempo.
Todos os anos, mais de 100.000 toneladas de roupas descartadas viajam de países ocidentais para serem recicladas em Panipat.

Boa parte desse “lixo” segue direto para a Índia, onde será reciclada… antes de voltar ao 1º mundo, quase sempre em forma de insumo para a fabricação de roupas novas. É o que mostra o minidocumentário “Unravel”.

Depois que os contêineres vindos normalmente dos EUA, da Europa e também do Japão desembarcam no distrito de Kutch, as toneladas de peças são levadas para Panipat, no norte da Índia, numa viagem de 1.150 km. Antes, as peças são danificadas de propósito, para evitar que sejam roubadas no caminho. Cada roupa então é desfeita, até que o que reste possa ser de novo enovelado e mandado de volta aos maiores centros têxteis, para que sejam transformados em novas peças. As lãs, viram cobertores.

O documentário está no Youtube com o título:
UNRAVEL – documentário sobre a indústria indiana de reciclagem de roupas. Vale a pena conferir!

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe e ajude a divulgar o blog!

Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.