Skip to main content

Base para desenho técnico de moda

O desenho técnico é a representação fiel de peças de vestuário fora do corpo, com riquezas de detalhes e instruções para a produção das mesmas. O desenho de uma peça deve ser proporcional às medidas do corpo humano e para isso é necessário usar uma base com medidas de uma pessoa real de estatura mediana, entre 1,60m e 1,75m, O método didático de dimensionar o desenho de moda é utilizar a medida da cabeça para dar manter a proporção. Enquanto o desenho artístico de moda utiliza um corpo alongado com a proporção de 9 cabeças e meia, no desenho técnico o corpo é dividido em aproximadamente 8 cabeças e meia.

Os desenhos técnicos de produtos do vestuário devem ser realizados em escala. Usualmente a escala utilizada é de 1:10, ou seja, a cada 100 cm de altura real, o desenho terá 10 cm. Todas as partes do desenhos precisam seguir essas mesmas proporções. Utilizar uma base de corpo pronta poupa o trabalho de calcular as medidas equivalentes para fazer o desenho em escala reduzida todas as vezes que for desenhar uma peça. Como a base já tem as proporções corretas do corpo humano, basta se orientar por nela para desenhar as peças.

Desenvolvi duas bases abaixo para trabalhar com meus alunos, que disponibilizo na loja para download gratuito. Cada base tem bem definidas as linhas do pescoço, busto, cintura e duas alturas de quadril, para facilitar o desenho das peças. Além disso, as princess line (manequim feminino) ou linhas de simetria (manequim masculino) servem de orientação para desenhar os dois lados da peça, facilitando na localização de pences, recortes, bolsos e outros detalhes. Os braço são afastados do corpo para facilitar o desenho de mangas.

Essa mesma base pode ser impressa em papel para guiar o desenho manual ou pode ser utilizada para fazer desenho nos programas como Corel Draw, Adobe Illustrator ou similares.

Faça o download das bases para desenho técnico clicando nos links abaixo:

Base-de-Corpo-Feminino

Base-de-Corpo-Masculino

Os arquivos acima estão na loja virtual na sessão download grátis. Proceda como se fosse efetuar uma compra,  clicando em comprar, em seguida preencha o formulário com os seus dados e clique em finalizar. Não será feita nenhuma cobrança e você receberá um e-mail com a confirmação para fazer o download do arquivo. Depois você deve fazer login na loja Tânia Neiva e clicar na aba pedidos para baixar o arquivo.

Leia também: Normas para o desenho técnico de moda

Responda à pesquisa e concorra a cupom de 50,00 na loja online de Desenho Vetorial de Moda do blog Tânia Neiva

Creative Commons License
Desenhos de moda vetorizados is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Brasil License.

Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

14 thoughts to “Base para desenho técnico de moda”

  1. valeu ,éra tudo q eu queria
    tenho apenas 16 anos mais ja tenho umas ideias loucas q faço em minhas roupas
    e queria por no papel só que eu sou pessima em fazer a base o corpo…
    muito obrigado =]

    1. Olá. Vou tirar um tempinho para postar mais coisas sobre desenho técnico. Continue conferindo os novos posts.

    1. Olá Andressa. Sou estilista sim, fiz Estilismo e Moda na UFC. Se você quiser pode postar na minha fan page do Facebook: https://www.facebook.com/lojatanianeiva

      Também me interessei por moda quando era novinha como você. Se você gosta de moda tenho certeza que vai se tornar uma boa estilista um dia. Saiba que precisa estudar bastante, aprender modelagem, costura e praticar muito desenho.
      Vou adorar ver os seus desenhos. 🙂
      Bjs!!!

  2. oláa tenho 17 anos , apesar de eu amar moda eu não sei muitas coisas , pra falar a verdade eu arrisco na costura , sou louca para aprender a desenhar meus próprios modelos de roupas ano que vem vou começar a faculdade de moda e digo que estou com muito medo de arriscar mais cheia de vontade . queria algumas dicas

Comentários fechados.