Skip to main content

Desenho técnico de moda informatizado

Os designers de moda que trabalham com criação de coleções voltadas para a indústria, precisam atualizar-se sobre as novas tecnologias. Vivemos um novo contexto na área do design de moda, onde técnicas digitais de design estão sendo cada vez mais empregadas pelas empresas.

O desenho técnico há alguns anos tem sido executado em softwares voltados especificamente para a indústria de moda, mas muitos profissionais utilizam softwares gráficos para desenho vetorial como Corel Draw e Adobe Illustrator.

Os softwares que trabalham com imagens vetoriais produzem imagens definidas matematicamente interligadas por vários pontos unidos por linhas. Isso possibilita a alteração do tamanho e do formato de um objeto vetorial sem perda de definição. Esse tipo de desenho é ideal tanto para desenhos técnicos, quanto para ilustrações de moda, onde o processo de lay-out exige constantes mudanças.

9

Exemplo de peça desenhada no Corel Draw

Desenho manual x Desenho computadorizado

Desenvolver trabalhos com um alto nível técnico pode elevar muito a qualificação profissional do designer de moda e para isso é preciso dominar algumas destas técnicas. Isso não significa que o desenho manual deva ser desprezado, muito pelo contrário. Somente um desenhista que desenvolveu uma boa habilidade manual é capaz de executar um desenho de qualidade usando um software gráfico.

Para desenvolver  bons projetos é importante ter em mente que não se trata de um processo isolado e sim o resultado da evolução de um longo trabalho. O designer de moda deve explorar as técnicas manuais de desenho para que utilize o software gráfico com propriedade.Um profissional competente nunca vai “se esconder” atrás dos recursos da computação para fazer seus trabalhos. O ideal é que você desenvolva as suas habilidades com desenho manual e as aplique os seus conhecimentos nos softwares gráficos, para apresentar projetos que tenham um diferencial competitivo.

O desenho manual é um recurso importante na etapa em que se projeta os esboços da coleção, por ser mais rápido e menos mecânico. Através do desenho manual é mais fácil representar propostas de formas, recortes, texturas e outros detalhes. Muitas vezes, uma ideia vem à mente do designer como um insight e se não for esboçado rapidamente, pode ser esquecido. Depois de esboçar os desenhos da coleção, aí sim, podemos recorrer ao computador para desenhar tudo em detalhes, com as devidas as cotas e indicações.

Razões para adotar um softwear de criação

A velocidade na produção, sem dúvida é um diferencial valioso entre as confecções. Não há dúvida que a tecnologia agiliza muito todo o processo de planejamento e produção de uma coleção, mas não é só a agilidade que torna os softwares indispensáveis na rotina de uma empresa de moda.

A qualidade dos desenhos técnicos feitos em computador são muito superiores aos desenhos feitos à mão. As vantagens de desenvolver um projeto de coleção no computador é que os modelos podem ser modificados facilmente, o trabalho fica mais limpo e a aprovação de peças pode ser feita antes da impressão da ficha técnica, evitando assim o desperdício de recursos da empresa. Além disso, as fichas técnicas podem ser impressas várias vezes com a mesma qualidade e fidelidade.

Além de agilizar a criação de novos modelos, o uso de software para desenho técnico ainda cria uma biblioteca de detalhes que poderão ser utilizados para desenvolver novas peças, combinando modelos diferentes. As possibilidades são infinitas e com certeza ocupam muito menos espaço do que um arquivo físico de fichas técnicas.

O que levar em consideração

Para a confecção

Quem tem uma empresa, antes de adquirir um software de criação deve levar em consideração se o volume de produção justifica o uso de tal tecnologia, afinal, a aquisição de um software é um investimento. Uma confecção precisa ter uma produção em torno de 20 mil peças por mês para que esse investimento dê retorno. Além do volume de produção, a empresa deve ter uma boa infraestrutura de informática, ou seja, computadores potentes que suportem o uso desses softwares.

Se a empresa preencher todos os requisitos acima e realmente necessite informatizar a sua criação e produção, o próximo passo é avaliar se a sua equipe está preparada para utilizar os novos recursos. Para isso, pode-se é preciso investir em treinamento, que pode ser feito fora da empresa em escolas de moda que ofereçam cursos na área. Algumas empresas de softwares oferecem  treinamentos inclusos para a equipe, caso esta não esteja habilitada.

Por último, é de extrema importância avaliar o tipo de suporte técnico oferecido pela empresa que está vendendo o software, não esquecendo de se informar sobre as atualizações e seus respectivos custos para a confecção.
Apenas considerando todos os aspectos citados, é possível calcular o valor final real do investimento na aquisição de um software para uma confecção e se este investimento está dentro do orçamento da empresa.

Para o designer de moda

Caso a empresa em que você trabalha não invista na aquisição de um software de criação, isso não significa que você não precise se atualizar com essa tecnologia. Independente de qual seja o seu processo de trabalho no dia-a-dia, é sempre útil investir em novos conhecimentos para se tornar um profissional mais competitivo e mais valioso para o mercado.

Existem muitas escolas de moda que oferecem cursos livres tanto de softwares de uso genérico como Corel Draw e Illustrator, como de softwares específicos para confecção. Se você ainda é estudante, é possível que já tenha cursado ou irá cursar alguma disciplina de desenho informatizado em sua faculdade. Geralmente as disciplinas de desenho informatizado dos cursos de moda ensinam o básico, para que os alunos fiquem familiarizados com os softwares, porém, não são suficientes para ter domínio. Só a prática garante a excelência, por isso, é preciso treinar muito. Se a sua faculdade disponibiliza laboratórios de informática com os softwares, aproveite e crie uma rotina para fazer os trabalhos acadêmicos e ganhar experiência. Outra opção é utilizar algum software de download grátis para praticar em casa.

Sotfwares para desenho vetorial

Adobe Illustrator

O Illustrator é um software da Adobe utilizado para desenvolver desenhos vetoriais, ilustrações e diversos outros projetos gráficos em diversos segmentos da área de design, inclusive no design de moda. No Illustrator é possível desenhar croquis, desenhos técnicos de roupas e acessórios, estampas, bordados, etiquetas, entre outros.

Esse software é de uso genérico, voltado para as áreas de artes visuais. Como não foi desenvolvido para uso exclusivo da indústria têxtil, não oferece opção de exportar informações para outras soluções da indústria têxtil, tais como programas de modelagem, ficha técnica e gestão da produção.

A grande é que milhões de designers e artistas usam o Illustrator para criar seus projetos em vários países, por isso é fácil encontrar cursos e tutoriais tanto nas escolas de design quanto na internet. Além disso, o custo de implantação desse software é relativamente baixo.

Características

  • Interage com o Photoshop, software da Adobe de finalização de imagens e fotografias;
  • Oferece atualização periódica;
  • Existe opção em português;
  • Oferece suporte técnico;
  • Oferece 30 dias para devolução;
  • Oferece planos acessíveis de assinatura mensal com armazenamento de arquivo nas nuvens.
Adobe Illustrator

Corel Draw

O Corel Draw é um softtware de design gráfico que oferece recursos semelhantes aos do Illustrator com ferramentas para criar desenhos vetoriais e ilustrações. Este software é utilizado por diferentes segmentos das artes visuais e também é empregado na moda. Em relação ao Illustrator, o Corel Draw é mais utilizado no Brasil, sendo muito fácil encontrar cursos técnicos e tutoriais. Nele é possível fazer croquis, desenhos técnicos, estampas, bordados e etiquetas. Além de possibilitar criação de fichas técnicas e instruções visuais.

O baixo custo de implantação também é uma grande vantagem do Corel Draw, que pode ser adquirido por pequenas empresas

Características

  • A suite do Corel Draw inclui o Corel Photo-Paint, voltado para tratamento de imagens e fotografias;
  • Existe opção em português;
  • Oferece suporte técnico;
  • Garantia de 90 dias do fabricante por falha no programa;
  • Oferece uma modalidade com custo menor para uso não comercial (CorelDRAW Home & Student).
Corel Draw

Softwares voltados para a moda

A tecnologia utilizada pelos softwares voltados para a moda é conhecida como CAD (Computer Aided Design) ou Projeto Assistido por Computador e CAM (Computer Aided Manufacturing) ou Fabricação Assistida por Computador.  A integração dessas duas tecnologias, CAD/CAM, formam um sistema completo para desenvolvimento de produto desde a criação até a produção. produção.

Algumas empresas oferecem opções de adquirir os softwares em módulos só para uma finalidade como design de peças ou modelagem e também soluções completas para informatizar todos os processos da confecção.

  • O que pode ser feito no sistema CAD/CAM:
  • Desenho técnico de moda;
  • Desenho tridimensional de moda (manequim):
  • Modelagem, encaixe e risco;
  • Planejamento de compra de matéria-prima;
  • Gerenciamento da produção;
  • Controle de estoques a expedição.

Apesar de ser possível informatizar todo o processo de planejamento e produção de coleções de moda, o foco deste post é o Desenho Técnico de Vestuário. Abaixo, selecionei as opções de softwares do sistema CAD, que são mais utilizadas na indústria brasileira.

Aldaces Idea

O Audaces Idea é um software da Audaces que oferece as opções de visualização 2D e 3D, oferece diversas ferramentas específicas para o design de moda. Os programas da Audaces são os mais utilizados na América Latina
O software é subdividido em módulos específicos para criação, engenharia de produto e para ficha técnica. O módulo de criação oferece várias opções de peças base e ferramentas personalizadas para o desenho de moda, como tipos de costura, inserção de estampas, entre outros detalhes A empresa oferece soluções completas abrangendo grande parte da cadeia têxtil, tais como modelagem, encaixe, corte e gestão.

Características

  • Oferece atualizações constantes;
  • Existe opção em português;
  • Oferece suporte técnico;
  • Oferecer garantia de seis meses para defeitos;
  • Disponibiliza suporte técnico gratuito;
  • Possibilita devolução em até sete dias;
  • Não é compatível com outros softwares de design gráfico;
  • Oferece licenças gratuitas do Audaces Idea para estudantes e professores.
Software Audaces

Gerber

Os softwares da Gerber são bastantes utilizados em empresas brasileiras para modelagem. Porém, a empresa também oferece opções para criação de desenhos de moda em 2D e 3D, além de desenho de padrões de estampas corridas.  O YuniquePLM oferece ferramentas de desenho, além de paletas de cores, matérias-primas e esboços.

Características

  • Disponível em inglês;
  • Oferece integração nativa com o Adobe Illustrator.
  • Oferece garantia para defeitos e o suporte técnico são gratuitos por um ano;
  • Apesar de ser uma empresa  estrangeira, o contato com o cliente é feito por licenciadas, facilitando o uso.
YuniquePLM

Lectra

A Lectra oferece software para desenho técnico e visualização 3D, integrado com outras soluções ofertadas por essa empresa, abrangendo grande parte da cadeia têxtil, tais como modelagem, encaixe e corte. É utilizado mundialmente, o que facilita a comunicação com fornecedores externos. Existem Embora seja uma empresa internacional, o contato com o cliente é feito por empresas licenciadas, o que facilita o contato e aquisição.

Um grande diferencial da Lectra é que a empresa faz parceria com quase 900 escolas e universidades em todo o mundo

Características

  • Oferece atualizações constantes;
  • O suporte é feito por contrato com pagamento anual;
  • O contrato inclui assistência, atualizações e acesso a pesquisas e desenvolvimento.
Software Lectra

Você utiliza outro software que não foi citado nesse post? Faça um comentário com a sua experiência!

Deseja aprender mais sobre algum software específico? Responda à pesquisa abaixo e ainda concorra a um prêmio exclusivo do blog:

Descubra qual melhor software para desenho de moda e concorra a um prêmio

Leia também: Base para desenho técnico de moda

Conheça a nossa loja de desenho vetoriais de moda clicando AQUI

Creative Commons License
Desenhos de moda vetorizados is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Brasil License.

Fonte da imagem destacada do post: Freepik.

Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

9 thoughts to “Desenho técnico de moda informatizado”

  1. oi tania, parabéns por difundir conhecimentos de desenhode forma acadêmica.
    fonte de informação é sempre bem vinda!
    beijos
    ara

    1. Obrigada Ará. Vou continuar pesquisando para oferecer informações úteis à todos que gostam de moda. Abraço.

  2. Eu amooooo moda sempre desenhei, mais como estou evoluindo (partindo para roupas mais dificeis) estou tendo um pouco de dificuldade entaao sempre procuro ajudas na,neet.. Tenho 12 anos… Beijooooo

  3. Olá Tânia! Adorei o blog! Muitas informações super importantes que estava precisando para a empresa na qual trabalho! Só não consegui baixar o arquivo com os desenhos vetorizados! Poderia me passar por e-mail??? [email protected] Obrigada

Comentários fechados.