Hello there! Tudo bem com vocês? Depois de contarmos um pouco mais sobre os anéis e alianças, continuamos nesse tema para desvendar os segredos de uma das joias mais populares: o anel de prata. Antes de te mostrar a versatilidade desse lindo acessório, vamos voltar no tempo e contar um pouco da sua história.

 

A história dos anéis

Não se sabe ao certo quando essa peça surgiu, mas ela sempre esteve associada às relações pessoais e de poder, sendo artigos que marcavam o desenvolvimento de uma sociedade. Na Idade da Pedra, por exemplo, o anel era usado pela civilização suméria como um tipo de assinatura utilizado por seus cidadãos até a morte. Esses valiosos anéis foram encontrados em escavações arqueológicas muitos anos depois.

 

Já na Grécia e Roma antigas, havia registros de homens que usavam esse adereço como símbolo de honra e nobreza, pois eram peças que levavam o brasão da família e, por isso, serviam para representação e autenticação de documentos. No Império Romano, os anéis eram amuletos de proteção de cavaleiros e imperadores, pois acreditava-se que eram propagadores de energias.

 

Esse acessório também já foi símbolo do feminismo. Nos anos 20, os EUA implementaram a Lei Seca que proibia o consumo de bebidas alcoólicas no país, na mesma época em que as mulheres estavam reivindicando seu direito ao voto, à liberdade, ao uso de métodos contraceptivos e de cortarem seus cabelos e usarem roupas curtas quando quisessem. O maxi anel, ou cocktail ring, servia para que elas exibissem acessórios enormes nos dedos enquanto estivessem tomando seus drinques, afrontando (mais) essa proibição.

 

Muitos anos se passaram e, como você já deve saber, os anéis se tornaram acessórios femininos e masculinos de compromisso, pois simbolizavam a união matrimonial e relacionamentos amorosos (ou seja, casamentos ou namoros). Mas atualmente, por ser mais clássica e discreta, a aliança se tornou a joia oficial de compromisso enquanto o anel ganhou diferentes designs e significados, o suficiente para cair principalmente no gosto feminino.

 

Os anéis de prata na moda atual

Objeto de desejo de mulheres do mundo todo, o anel de prata 925 deixou de ser visto como uma peça inferior às joias de ouro, portanto, versões mais sofisticadas têm feito a cabeça de mulheres que procuram por acessórios de prata de qualidade.

Feitos de pedrarias, de formatos diferenciados, espessos ou mais finos, com inscrições, com relevos ou lisos, anéis de falange, entre outros tipos foram surgindo para aumentar a variedade de joias para o dia a dia de fãs desses acessórios.

Devido a essa enorme diversidade de estilos, pode ser muito difícil saber como usar essa peça de acordo com cada ocasião e gosto pessoal. Pensando nisso, nosso blog separou algumas dicas para usar anel de prata feminino de diversas formas.

Misturar prata e dourado

Acha que, ao usar vários anéis nas mãos, o mix de anéis de prata e dourados não combina? Volte algumas casas. O fato é que essa combinação é totalmente possível, basta prestar atenção em detalhes que farão toda a diferença. Entre eles, o estilo da peça (para que resulte em um visual clean e sem exageros), o acabamento (tentando combinar os anéis ao usar todos foscos, geométricos ou em relevo, por exemplo) e as pedrarias. Tudo para que sejam parte de um conjunto de joias harmônico e cheio de estilo.

Anel de falange

Para dar mais personalidade ao seu look, o anel de falange pode ser usado como complemento em meio a muitos anéis, ou sozinho para um detalhe diferente e elegante. Feitos para ficarem na primeira extremidade dos dedos, são anéis de numeração menor e muito versáteis. Num escritório, por exemplo, você pode usá-lo como peça única na sua mão, num modelo mais fininho, enquanto para momentos que pedem maior brilho e informalidade, os anéis de falange mais grossos são perfeitos.

 

Combinar o anel de prata com outras joias

Aqui, vale seguir o mesmo raciocínio que você teria misturando as joias em prata com as douradas. O mais importante é escolher um ponto em comum de todas as peças e fazer seu conjunto. Outra dica legal é escolher um dos acessórios (que pode ser o anel, os brincos, o colar a pulseira, ou etc) para ser o item de destaque do seu look, e deixar que as outras joias apenas façam o complemento. Assim, seu visual não fica bagunçado e demonstra todo o seu estilo e bom gosto.

 

Viu como é simples e fácil usar anéis de prata 925? Esses lindos acessórios femininos ficam incríveis com todos os tipos de looks e possibilitam uma série de combinações. Ou seja, essa é uma peça de moda altamente viciante e que veio para ficar!

 

Quer saber mais sobre o universo feminino? Confira nossos outros posts e deixe seu comentário sobre qual estilo de anel de prata você mais ama!

 


Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

Conheça a minha loja de Desenhos técnicos vetoriais de moda! Dispensar