Antigamente, as botas femininas eram muito utilizadas no frio e chuva, com o intuito de proteger os pés e tornozelos sem deixar de lado a beleza e conforto. Rapidamente, esses tipos de calçado ganharam o coração das mulheres apaixonadas por moda e estilo e, por esse motivo, tanto as grifes quanto as marcas mais populares resolveram apostar nessa tendência, não só nos períodos de temperaturas mais baixas. Com novos modelos disponíveis – como a bota de cano curto, a com aberturas (gladiadora), o coturno, a de cano alto, entre outras – elas foram consolidadas como um dos calçados favoritos de mulheres de todos os estilos e para qualquer ocasião.

 

Como são muitos os modelos de bota, escolhemos uma das mais queridas para falar nesse post. Estou falando da bota feminina de cano curto, que é um sapato muito versátil, já que pode ser utilizada em períodos de meia-estação, frio e, para as viciadas nesse modelo, até mesmo em temperaturas mais altas para passeios na cidade. Para saber como compor looks com botas de cano curto, algumas dicas são essenciais. Quer saber mais sobre elas? Vem com a gente, te contaremos tudo!

Como combinar botas de cano curto com diferentes tipos de roupa

É muito fácil combinar botas de cano baixo com várias peças de roupa diferentes. Elas dão um toque muito moderno e pessoal ao estilo, incrementando qualquer produção. Ao escolher sair com esses lindos calçados, basta levar em consideração três fatores: se o evento é formal ou despojado, se será usada durante o dia ou à noite (além, é claro, das condições climáticas) e o seu gosto pessoal. Escolhendo bem de acordo com esses três pontos, essa peça será sua melhor amiga para vários momentos.

 

Bota de cano curto com calça jeans

Que a calça jeans é unanimidade no guarda-roupa feminino, não é nenhuma novidade. A versatilidade de modelos dessa peça é capaz de transitar entre o ultra chic e o básico para o dia a dia. Por isso, existem milhares de combinações possíveis de calça jeans com bota de cano curto. Por exemplo, para mulheres mais despojadas e de estilo vintage, uma calça jeans boyfriend com uma bota de salto tratorado e cadarço dão um toque especial ao look. Já, para um visual mais chique, uma calça cigarrete ou skinny fica muito luxuosa com tipos de bota de bico fino e salto alto para alongar as pernas e deixar a silhueta mais elegante.

 

Mulheres de personalidade e que amam moda correm sérios riscos de se apaixonar pela mistura de uma calça jeans rasgada com uma bota de animal print, como oncinha ou cobra. Já para a área corporativa, que muitas vezes pede maior discrição, uma calça flare e botas mais básicas irão trazer a elegância low profile na medida certa.

Bota de cano curto com vestido

Por muito tempo, havia receio entre as mulheres em mesclar uma peça leve como o vestido com um calçado fechado e tão simbólico de inverno. A combinação de vestido com sandálias abertas era a única possibilidade pensada. Graças à moda, que foi ficando mais aberta e democrática, o estilo hippie chic trouxe à tona as botas de cano curto com vestidos – sejam eles longos ou compridos.

 

Essa peça de roupa permite que vários modelos de bota possam ser usados. Por exemplo, botas com franjas ou coturnos combinam muito com vestidos de tecidos finos e elementos interessantes como babados, leves transparências, decotes ou pontas assimétricas, pois tornam o visual romântico e atual, sem ser sem graça. Enquanto isso, vestidos mais justos e de tecidos encorpados são perfeitos com botas sensuais como as ankle boots.

 

Bota de cano curto com short ou saia

Um mito do universo dos calçados femininos de cano curto é que eles achatam as mulheres de baixa estatura quando utilizados com roupas mais curtas. Na verdade, a única dica para quem tem esse biotipo é usar botas de salto alto e que tenham cor da pele, para criar o efeito de alongamento das pernas. De resto, é possível usar qualquer modelo de bota de cano curto com saias ou shorts e ficará interessantíssimo.

 

Existem várias combinações que conquistam mulheres baixas ou altas, como a bota de cano curto com saia midi e/ou plissada, com short jeans, com saia lápis, e muitas outras. O mais importante antes de escolher o conjunto usado é se atentar para que as peças tenham coerência entre si e combinem com seu visual.

 

Como você viu, as botas de cano curto são essenciais para compor looks femininos lindos e cheios de estilo, capazes de transformar qualquer visual. Não deixe suas botas de cano curto só para o inverno e dias de chuva: elas merecem aparecer independentemente da época do ano. Coloridas ou neutras, cheias de detalhe ou lisas, com salto ou rasteiras, mais largas ou bem apertadas nas canelas, não importa: as botinhas chegaram com força e não saem mais dos pés das amantes de moda.

 

Gostou de saber mais sobre combinações com botas de cano curto? Continue navegando e saiba tudo sobre outros assuntos!


Tânia Neiva

Graduada em Estilismo e Moda da UFC e especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de planejamento e criação de coleções de moda. Lecionou nos cursos de Design de Moda da UFC Centro Universitário Estácio do Ceará.

Conheça a minha loja de Desenhos técnicos vetoriais de moda! Dispensar